Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Lançada em São Paulo, Campanha Por Uma Corte Internacional Penal Ambiental



Na última quarta feira, 18/11/2009, às 17 horas, num ato que reuniu cerca de 200 pessoas representantes de diversas ongs, igrejas, partidos políticos e universidades, no Memorial da América Latina, foi lançado pelo Prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel, no Brasil uma campanha mundial que pretende a criação de uma CORTE INTERNACIONAL PENAL AMBIENTAL.














O evento foi convocado e coordenado pelo Serviço Paz e Justiça - SERPAJ-Brasi e o ICD Instituto de Cultura Democrática.

Em seu discurso Esquivel disse que não há diferença entre o assassinato de milhares de civis em ataques no Afganistão, a matança de milhares de pessoas pela contaminação da água ou a morte de milhares de pessoas causada pelos conflitos tribais na África, ou pela fome em razão da destruição do solo e uso indevido da terra. "Morte é morte em qualquer lugar...", "A definição de transgressão aos direitos humanos não se limita mais ao que fizeram as ditaduras - sequestros, desaparecimentos e tortura. Hoje os direitos humanos incluem direitos econônicos, sociais e ambientais. É preciso pensar no assunto em todas as suas dimensões, e não apenas de forma cartesiana e fragmentado."
O presidente do ICD - Instituto de Cultura Democrática, Antonio Carlos Rizeck Malufe, fez a abertura do evento e disse que ICD é favorável ao debate e por isso assume com o Dr. Esquivel e o SERPAJ-Brasil essa campanha.

A atriz Bruna Lombardi disse que estava presente pela importância da causa e para colocar-se à disposição de Esquivel e para participar ativamente das atividades, inclusive dedicando tempo à coordenação dos trabalhos, se lhe for solicitado.

O Secretário do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, Eduardo Jorge, do Partido Verde, declarou-se favorável a criação da corte, e em campanha a partir de agora.

O Jurista e Ex Ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso, José Gregori, deu um tom nostálgico ao evento ao relembrar a luta de Esquivel contra as ditaduras e se declarou também em campanha.

O Coordenador Nacional do SERPAJ-Brasil, Rosalvo Salgueiro, apresentou de forma didática os eixos que, segundo entende, devem nortear as atividades da campanha:
a) atuar na relação com a sociedade organizada, ongs, partidos políticos, igrejas, universidades;
b) trabalhar a opinião pública, com os formadores de opinião e meios de comunicação de massa; c) promover debates e encontros de juristas para elaborar uma contribuição brasileira à Academia de Ciências Ambientais de Veneza, que é presidida por Esquivel e que é autora da proposta inicial da campanha;
e) A campanha deve ter uma ação voltada à articulação diplomática, visto que é o plenário da ONU que em última instância é que vai aprovar a criação da corte.
O ato durou cerca de duas horas e teve boa repercução na mídia paulistana, merecendo lugar de destaque, inclusive na principal revista semanal brasileira, a Veja, nas páginas amarelas.

Um comentário:

  1. Somos editores do blog Lucta Social e viemos editado no Estado do Amazonas e gostariamos de manter contato sobre nossa participação nesse grande movimento para nós da Amazonia serve como forma de preserva este ecossistema tão dilapidado pela ganancia capitalista. Somente a sociedade civil será capaz de impedir os donos do mundo que elimine a especie humana da terra. sobre isso leia nossa matéria "BOICOTE A PRODUTOS MADE IN ESTADOS UNIDOS E CHINA". Solicitamos ainda que nos informe da possibilidade de juntos organizamos o lançamento do da Corte aqui no Estado do Amazonas.

    Contato pelo e-mail: Elsompmelo@gmail.com
    Fone:(92) 8116-0094
    ou pelo blog: luctasocial.blogspot.com
    Elson Melo Pinto - Sindicalista

    ResponderExcluir