Páginas

sábado, 7 de novembro de 2009

Esquivel Lidera Campanha pela Criação da Corte Internacional Penal Ambiental



Adolfo Perez Esquivel, além de ser o Presidente Internacvional do Serviço Paz e Justiça na América Latina e Prêmio Nobel da Paz, desenvolve uma incansável peregrinação por todo o planeta promovendo a Paz como Fruto da Justiça, e hoje nos convoca para mais um dos desafios que se, e nos, propõe.


A Academia Internacional de Ciências Ambientais de Veneza e os seus Presidentes, Adolfo Perez Esquivel e Abrami Antonino, lançaram uma campanha mundial para estabelecer o Tribunal Penal Internacional do Meio Ambiente, argumentando que as catástrofes ambientais são crimes contra a humanidade. Para entrar no crime contra o meio ambiente é necessário alterar o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional em Haia, sendo necessário adotar com os 2 / 3 dos países signatários.


Muitos desastres ambientais estão em completa e total impunidade legal, como aconteceu em Chernobyl, Bhopal e muitas outras calamidades que afetam a vida planetária. O mesmo se aplica às empresas de petróleo e grandes poluidores como a mineração, agronegócio, o desmatamento de florestas naturais, poluição e uso irracional da água.

Os recursos naturais são um bem fundamental da humanidade que está em risco elevado de poluição e ameaçado de extinção. As organizações internacionais como a ONU ea FAO, ter soado o alarme sobre a necessidade de preservar a soberania alimentar e afirma que um dia morrem no mundo mais de 13 mil crianças de fome (UNICEF, Estado das Crianças do Mundo 2008 "Survival Child, 2008).

Um dos obejetivos da campanha é aumentar a conscientização e educação ambiental sobre os bens e os recursos naturais, que estão hoje em perigo todo o mundo.

Já aderiram à campanha, os laureados com o Prêmio Nobel da Paz :Betty Williams, Dalai Lama, Mairead Corrigan Maguire, Shirin Ebadi, Rigoberta Menchú Tum, Prêmio Nobel de Literatura, Dario Fo, o escritor Luis Sepúlveda, Roberto Saviano, Gianni Mina, Luigi Ciotti, padre Alex Zanotelli, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, o cantor Claudio Baglione, entre muitas outras associações.

Fazemos um apelo à comunidade internacional, às instituições sociais, culturais, religiosas e políticas, os centros de pesquisa científica, universidades, estudantes, comunidades religiosas, sindicatos e educadores, com povos e organizações de direitos humanos , as áreas de direito, empresários, artistas e intelectuais, e todos os cidadãos a assumirem um compromisso de proteger o ambiente e a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário