Páginas

sábado, 31 de julho de 2010

APELO À PAZ ENTRE A COLÔMBIA E A VENEZUEA



Preocupados com a situção de tensão e confronto entre a Colômbia e a Venezuela, os Prêmios Nobeis da Paz, Adolfo Pérez Esquivel e Rigoberta Menchú Tum fazem um comovene e contundente chamado à consciência e à paz!













Nós, signatários deste apelo à paz entre os povos da Colômbia e Venezuela, expressamos nossa preocupação com o aumento das tensões entre os governos irmãos, e os conclamamos à calma e serenidade, e ao diálogo para encontrar soluções para os problemas, reivindicados respeitando-se mutuamente.
Gerar um conflito armado na região, prejudicará profundamente a ambos países e a toda América Latina. Sabemos como começam as guerras, mas não como terminam, sabemos também as conseqüências deixadas pela destruição e morte entre as pessoas e os prejuízos incalculáveis para a vida humana.
Apelamos aos governos, para que tenham serenidade para superar as diferenças através do diálogo e apoio dos países irmãos da América Latina, apontando que há entidades jurídicas interior para superar as diferenças.
Chamamos os governos irmãos à reflexão e dizemos um categórico não à guerra entre a Colômbia e a Venezuela, que afetará todo o continente, com consequências imprevisíveis. Entendemos que é também urgente a pacificação interna na Colômbia, através da negociação, para a qual, pode também ajudar os governos latino-americanos e povos de todo o mundo.

Ninguém deve impedir um processo de paz sob essas circunstâncias, a menos que o conflito interno na Colômbia venha a ser utilizado para outros interesses. O povo colombiano precisa de paz. Devemos expressar que rejeitamos a interferência de bases militares estrangeiras no continente, que não contribuem, nem são garantias de paz.
Fazemos este apelo a todos os povos e governos da América Latina e do mundo, exigindo soluções para os conflitos através da não-violência, o diálogo e a união entre os povos.

Buenos Aires,24 de julho de 2010
Adolfo Pérez Esquivel e Rigoberta Menchú Tum

Nenhum comentário:

Postar um comentário