Páginas

sábado, 2 de maio de 2009

Nobel da Paz Questiona Governo Lula


O Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel enviou carta ao Presidente Lula questionando o descaso do governo brasileiro com a saúde dos indígenas da região do Vale do Javari, no oeste Estado do Amazonas, divisa com a Colômbia.
O SERPAJ-Brasil se soma à angústia dos povos da floresta e de todos quantos lutam na defesa dos seus Direitos.
Rosalvo Salgueiro, coordenador nacional do SERPAJ-Brasil, comentando a atitude do governo brasileiro disse; "...aos poucos vamos vendo que o governo Lula está se distanciando cada vez mais das causas que dizia defender, e vai fazendo ouvidos moucos e olhos cegos aos reclamos e necessidades dos empobrecidos. Hoje constatamos, com tristeza, que o antigo operário está inteiramente a serviço dos poderosos fazendo sem se envergonhar o jogo das grandes corporações econômicas e do Capital Transnacional. E ele ainda tem a desfaçatez de se dizer socialista!”
Eis a íntegra da carta que Adolfo Esquivel enviou ao presidente Lula.

Sr. Presidente da República Federativa do Brasil
Luis Ignácio “Lula” da Silva
Receba o fraterno abraço solidário de Paz e Bem
No dia 25 de fevereiro do corrente ano, enviei uma carta urgente ao Sr. Ministro da Saúde do Brasil, Senhor José Lopes Temporão, preocupado com a grave situação que vive os povos amazônicos do Vale do Javari, afetado pelo surgimento de focos de epidemia do vírus da hepatite tipos B e D, o que vem a se somar à outras formas de hepatites crônicas assim como vacinação e tratamento insuficiente, que denunciam uma situação de irregularidade por parte das autoridades sanitárias brasileiras. Temos conhecimento de um considerável número de vítimas fatais entre os povos Mayoruna, Marubo, Kanamari, Matis, Korubo e Kulina, que habitam num amplo território no extremo ocidental do Amazonas e que as respostas para solucionar esta grave situação, não chegam às comunidades.
Até o momento não há resposta do Ministro da Saúde, e por esse motivo me dirijo à Vossa Excelência, recomendo sua intervenção a fim de determinar medidas com a urgência que o caso exige e que é dever das autoridades assumir e defender a saúde e a vida de 3.700 indígenas que vivem na região e que 80% dessa população está contaminada com o vírus da hepatite, malária e outra doenças.
Esperamos que se resolva essa situação para o bem da saúde das comunidades e o respeito que elas merecem como cidadãos e cidadãs do Brasil.
Esperando sua resposta, reitero a fraterna saudação
Adolfo Perez Esquivel
Prêmio Nobel da Paz
Buenos Aires, 06 de março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário