Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

Aung Sun Suu Ky está em liberdade

A mulher franzina de fala calma, sorridente e de gestos largos que tanto amedronta a ditadura militar birmanesa foi libertada neste sábado, 13 de novembro.

Aung Suu Ky ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 1991 por sua luta em defesa dos Direitos Humanos e pela democracia em seu país Miamar, antiga Birmânia.

Outros ganhadores do Prêmio Nobel da Paz e autoridades de todo o ocidente se congratularam com o povo birmanês que está em festa pela libertação de sua líder.

O regime militar que governa o país desde 1962, se preparou para receber a mais importante e respeitada líder da oposição, realizou um simulacro de eleições que foram “vencidas” pelo partido do governo, não sem antes proscrever o partido de oposição impedindo inclusive que a população use o símbolo do partido de Aung que desde então é ilegal.

Aung Sun Suu Ky, logo ao sair às ruas instou a oposição a se unir, demonstrando que o regime tem mesmo que temer a liderança dessa mulher que utiliza ar armas da Não-Violência Ativa, tais como a firmeza permanente e a força da verdade.






Agora a luta pelos Direitos Humanos em Miamar é para a libertação dos muitos presos que continuam lotando os presídios políticos do país.

Adolfo Pérez Esquivel, presidente internacional do SERPAJ-AL e Prêmio da Paz de 1980, disse: “... é motivo de alegria, mas não se pode receber a libertação de Aun Sun como um êxito, mas como um passo no processo de construção da democracia em Miamar, tudo vai depender de que tipo de liberdade terá Aun Sun, na verdade em Miamar não há liberdade para o povo, muitos dos companheiros de partido de Aung Sun foram mortos e outros se encontram presos...” Adolfo recordou quando ele também foi colocado em liberdade pelos militares da Ditadura Argentina. “Não era liberdade, eu estava em permanente vigilância.”

A ditadura birmanesa só se sustenta graças ao apoio que recebe da China que é um contumaz violador dos Direitos Humanos e que mantém no cárcere Liu Xiaobo, o ganhador do Prêmio Nobel desse ano.

Aung Sun Suu Ky não irá participar da reunião anual dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz que esse ano acontece em Hiroshima no Japão, tendo começado ontem dia 12 e dura trê dias.

Adolfo Esquivel disse que não participa do encontro dos Prêmios Nobel da Paz porque esses encontros tem servido mais para fazer propaganda de Mikhail Gorbachev que tem manipulado o Secretariado dos Prêmios Nobel da Paz, não consultando os colegas para os pronunciamentos e tomada de decisões.

Por Rosalvo Salgueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário