Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

NOBEL DA PAZ PARA LIU XIAOBO: Militante Chinês dos Direitos Humanos


O Prêmio Nobel da Paz de 2010 foi, merecidamente, concedido ao chinês Liu Xiaobo, defensor dos Direitos Humanos que está preso condenado a 11 anos por suas atividades em defesa dos direitos humanos.
O governo chinês , que é um violador contumaz dos Direitos Humanos, protestou e diz que a premiação pode prejudicar as relações diplomáticas da China e a Noruega, a cujo parlamento pertence o Comitê Nobel.
A luta, não violenta, de mais de 20 anos de Liu enfrentando uma das mais ferozes ditaduras que se conhece, fez dele um símbolo de resistência, o reconhecimento mundial e a premiação vão dar ao povo chinês mais instrumentos e visibilidade na defesa dos direitos do povo que há muito vive submetido.
A escolha de Xiaobo resgata o próprio Nobel da Paz, que tem sido outorgado vez ou outra a quem absolutamente não o merece, muitos belicosos já o receberam apenas para o Comitê Nobel fazer média com os poderosos do mundo, o caso da premiação do Barak Obama pode ser tido como exemplo dessa afirmação. Até Henri Kissinger já o recebeu.
Liu Xiaobo, se junta a outros como Martin Luther King, Nelson Mandela, Adolfo Esquivel, Betty Wiliams, Mairead Corrigan, Madre Tereza de Calcutá, Rigoberta Menchú, Shirin Ebadi, Dali Lama, Desmond Tutu e tantos outros que honram e dignificam o prêmio.
O SERPAJ-Brasil como parte do SERPAJ – América Latina, através do seu presidente internacional e também Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, dá as boas vindas a Liu Xiaobo e se soma à sua luta que é de todos nós. A violação dos Direitos Humanos, por mais insignificante que pareça e por mais escondida que se a cometa, nos mais distantes rincões do planeta, ameaça a humanidade inteira. Defendemo-la!
Por Rosalvo Salgueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário