Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Esquivel saúda e admoesta Obama pelo Prêmio Nobel da Paz


Receba minha saudação fraterna de Paz e Bem.

Em primeiro lugar meus parabéns pela nomeação como Prêmio Nobel da Paz 2009, esperando que ela possa contribuir para o fortalecimento da paz no seu país e do mundo, lidando com os conflitos e situações onde o USA está envolvido e pode contribuir para restaurar os laços de cooperação e solidariedade entre os povos.
Devo dizer que fiquei surpreso com a notícia da sua nomeação. Eu sei dos seus valores humanistas e determinação para superar os graves problemas que o seu país e do mundo. Sei que o senhor quer realizar o sonho de Luther King, esse grande lutador pelos direitos civis em seu país, para superar as injustiças, para que todos nós possamos sentar à mesa da fraternidade e da partilha do pão que alimenta o corpo e pão que alimenta o espírito e construir os caminhos para a liberdade. La Paz é a construção permanente entre os indivíduos e povos na diversidade e unidade.
Sr. Presidente, o USA tem um sério desafio a nível interno e internacional. As decisões políticas são necessárias para superar os conflitos armados que afetam a humanidade e seu país está envolvido. Seu governo tem falhado na erradicação da tortura e no fechamento da prisão de Guantánamo, que os USA tem em Cuba, e Abu Ghraib, no Iraque. Até agora não foi possível realizar a decisão que o senhor expressou em várias ocasiões: o fim da guerra no Iraque e no Afeganistão. As medidas tomadas até agora, são muito fracas, débeis e incipientes.
Na América Latina, é urgente pôr fim ao bloqueio imoral e injusto contra Cuba, que já dura quase 50 anos, a libertação dos 5 cubanos presos nos USA e permitir as visitas de sua família que há 10 anos não conseguem o visto para visitar seus entes queridos, numa clara violação dos Direitos Humanos.
Apesar de suas declarações serem encorajadores, é necessário que se concretize na prática para ser coerente entre o dizer e o fazer, é também necessário, encontrar formas alternativas de construção social, cultural e política para alterar as relações entre os USA e povos, muitas vezes conflitantes, ao invés de serem de integração e respeito à diversidade e à soberania de outras nações.
A instalação, pelo seu país, de sete bases militares na Colômbia, não contribuem para a Paz. Pelo contrário intensificam os conflitos que ameaçam as democracias na América Latina. Um exemplo disso é o golpe de Estado de Honduras, que não aconteceria sem a participação do governo USA
Sr. Presidente, o senhor está enfrentando grandes desafios e bem sabe que não é tarefa a ser assumida por uma única pessoa. Os povos devem ser participantes e protagonistas da construção de novos paradigmas de vida e tornar realidade a sociedade mais justa e fraterna.
Ouça a voz do povo e não se deixe manipular por aqueles que só buscam privilegiar o capital financeiro, e impor os seus próprios interesses, econômicos, políticos e militares, colocando seus interesses acima da vida da humanidade. São pessoas que estão destruindo o meio ambiente, liberdades civis e criando a fome, a pobreza e a marginalização.
Note que a FAO constatou que todos os dias morrem mais de 35 mil crianças de fome. O senhor, como presidente e Prêmio Nobel da Paz tem de escolher e decidir o caminho a seguir: ou continuar a aumentar o orçamento militar, tortura e invadir outras nações, ou está disposto a construir a Paz, para superar a fome, analfabetismo, a desigualdade social e construir um Novo Contrato Social para a humanidade, de respeito e igualdade para todos e todas.
Sr. Presidente, desejo-lhe força e esperança e espero que sua nomeação como o Prêmio Nobel da Paz contribua para fortalecer ajudar a governabilidade no seu país, essencialmente, repito, para ser o servidor do povo e do mundo. Todos os que fomos reconhecidos com o Prêmio Nobel da Paz, esperamos somar esforços e caminhar juntos.
Aguardamos com esperança que seus próximos passos e as decisões sejam no sentido correto.
Reitero a saudação fraterna de Paz e Bem

Adolfo Perez Esquivel

Prémio Nobel da Paz 1980

Um comentário:

  1. A nomeação do Presidente Obama com o Prêmio Nobel da Paz deste ano, surpreendeu a muitos, senão a todos. Mas, passada a surpresa, resta-nos desejar que esse prêmio venha fortalecer suas atitudes que poderão surtir um efeito benéfico (se forem as corretas para cada um dos problemas, que são muitos).
    Como escreveu em sua carta o Sr. Esquivel:.."o Sr. está enfrentando grandes desafios e bem sabe que não é tarefa a ser assumida por uma unica pessoa"..."todos os que fomos reconhecidos com o Prêmio Nobel da Paz, esperamos somar esforços e caminhar juntos"...
    Rídiculo seria, esperar-mos apenas do Presidente Obama as soluções para guerras, injustiças e violências sofridas por muitos e há tantos anos. Ele não é o primeiro e nem será o último a ganhar esse prêmio e considero que com suas idéias e ideais, possa vir a contribuir para uma solução que ao menos amenize essa realidade tão cruel para tantos. (É meu sincero desejo).
    Regina Salles - Sorocaba SP

    ResponderExcluir