Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Adolfo Esquivel alerta sobre escalada golpista na América Latina


O presidente do Serviço Paz e Justiça na América Latina e Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, vem alertando sobre ventos golpistas na América Latina, e tem declarado que o Paraguai é a ponta de lança golpista da região.
O Prêmio Nobel da Paz enfatizou que o golpe de Estado ocorrido no Paraguai é parte de uma escalada para impor governos autoritários e ditaduras, e impedir a unidade continental que está sendo construída entre governos democráticos, coisa que afeta os interesses das corporações econômicas.
Esquivel sublinhou que os Estados Unidos  veem a América Latina como um “bocado preferido” considerando-a seu quintal , e reiterou as intervenções e invasões do governo americano na região, como a imposição de ditaduras militares e graves violações dos Direitos Humanos e dos Povos, busca impor seu projeto de dominação econômica, política e cultural com governantes títeres.
Neste sentido, Esquivel declarou que a derrubada de Fernando Lugo estava nos planos e objetivos  políticos estratégicos norte-americanos, já que a administração Lugo dificultava os interesses dos monopólios econômico.
Segundo Esquivel, o golpe de Estado pôde ser realizado no Paraguai devido à debilidade do governo que contava com um parlamento que impediu os avanços e reformas sociais no país sul-americano.
Também sustentou que as tentativas de golpe de estados contra os governos da Venezuela, Bolívia, Equador e Cuba fracassaram em razão da ação dos povos e da presença da UNASUL e da Comunidade Internacional.


Tradução livre: Rosalvo Salgueiro