Páginas

domingo, 20 de junho de 2010

Oito milhões de nordestinos serão vítimas da transposição do Rio São Francisco

Recebemos do combativo frei Gilvander esta matéria, que pela sua importância, publicamos!


Representantes dos cinco estados nordestinos envolvidos na transposição do Velho Chico participarão do evento.

Imagine uma promessa de prosperidade transformada em pesadelo. Agora multiplique esse sonho mau por um coletivo de oito milhões de nordestinos. Esse é o cenário que será apresentado por especialistas, pesquisadores, famílias vitimadas e sertanejos apreensivos sobre a falsa bonança nesta quinta-feira (17/6), em Campina Grande, quando tem início o Encontro de Atingidos e Atingidas pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco . O evento, pioneiro no Nordeste, acontece até o próximo sábado (19) e causa impacto porque vai além das projeções aparentemente pessimistas dos estudiosos para expor casos reais de nordestinos que já provaram o efeito nocivo da obra encampada pelo governo federal.
Na programação do evento, que será realizado na Casa de Encontro São Clemente, no bairro de Bodocongó, estão lançamentos de livro e projeção de vídeo, discussões sobre o tema, relatos de quem viveu de perto a decepção dos primeiros quilômetros de transposição, apresentação de quesitos técnicos, ato público e homenagens. Tudo permeado por questões essenciais nesse fórum polêmico e necessário: as águas do São Francisco serão mesmo a solução da seca no semi-árido nordestino? A transposição vai beneficiar famílias que têm sede e precisam de água para sobreviver ou prioritariamente as plantações e seus grandes proprietários? Não seria mais eficiente e barato investir em soluções como reflorestamento e limpeza dos rios? Falta mesmo água ou falta melhor distribuição desse bem?
Aos cerca de cem participantes aguardados para o Encontro de Atingidos e Atingidas pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco somam-se entidades e grupos sociais que representam milhares e estão dispostos a listar argumentos contrários à chamada “obra faraônica” do governo federal. Entre eles estão o Banco Mundial, que alerta sobre a “orientação comercial” do projeto; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que classificou a transposição como inconstitucional; o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA), que acredita no direcionamento do projeto para o agronegócio e não para o desenvolvimento sustentável do semi-árido; da Sociedade Brasileira de Limnologia, que aponta insuficiência de dados sobre o impacto da transposição na ecologia das águas; e ainda a ASA (Articulação do Semi-Árido), que congrega mais de 700 organizações da sociedade civil e defende soluções mais simples, viáveis e eficientes para resolver problemas de má gestão da água no Nordeste brasileiro.
Representantes dos cinco estados nordestinos envolvidos na transposição do Velho Chico participarão do evento. Entre os convidados estão a promotora baiana Luciana Khoury, que falará sobre os aspectos jurídicos do projeto e a atuação do Ministério Público; Rubens Siqueira, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Bahia; Gilberto Queiroz, biólogo e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento; o engenheiro agrônomo João Suassuna, da Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco; além de sertanejos do Ceará e Rio Grande do Norte para contar suas experiências e expectativas com a chegada das águas do principal rio do Nordeste.
O Encontro de Atingidos/as pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco é uma realização da Frente Paraibana em Defesa da Terra, das Águas e dos Povos do Nordeste; da Frente Cearense por uma Nova Cultura da Água e Contra a Transposição do Rio São Francisco; e da Ação Popular pela Revitalização do São Francisco.
Da Assessoria


Um abraço terno. Gilvander Moreira, frei Carmelita.



quarta-feira, 9 de junho de 2010

ESQUIVEL PROPÕE NOVAMENTE: EVO MORALES PARA O PRÊMIO NOBEL DA PAZ !



INSTRUÇÃO PARA ENVIAR ADESÃO DIRETAMENTE AO COMITÊ NOBEl
O Comitê do Serviço Paz e Justiça (SERPAJ) da Argentina, sob a direção do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, convida você para integrar-se à campanha “Evo Nobel da Paz 2010”
Junto com o SERPAJ, convidamos a enviar seu apoio escrvendo uma carta diretamente ao Comitês Nobel na Noruega: ver formulario clicando no endereço:



Se adjunta modelo de carta enviada por Adolfo Pérez Esquivel.


Em seguida apresentamsos modelo de carta enviada por Adolfo Pérez Esquivel.

A cata deve ser assinada, (conter nome e sobrenome além do número de seu documento de identidade e informar o lugar de procedencia) para que tenha validade no Comitê Nobel.



MODELO DE CARTA:

Senhores
The Norwegian Nobel Comité
Henrik Ibsen Gate 51
NO-0255 Oslo
NORWAY

Os dirigimos aos senhores a fim de fazer chegar nosso apoio à postulação de Evo Morales Ayma, Presidente da República da Bolívia, para o Prêmio Nobel da Paz 2010, que Adolfo Pérez Esquivel apresentou a este Comitê no mês de janeiro do corrente ano.

Consideramos que o Presidente Evo Morales, de origen aymara, provem de uma nação com profundas desigualdades sociais, económicas e raciais, com seu trabalho está mudando a vida de milhões de pessoas, devolvendo a dignidade tantas vezes arrasada pela violencia, a marginalidade, a pobreza e o racismo.

Sua Luta é incansável na busca da melhora da aducação, do direito à saúde, aà posse de suas terras para a maioria da população indígena e camponesa do seu país, e o respeito à diversidade cultural. A trajetória de Evo Morales trnascende sua inserção local, contribuindo com valores universais de defesa e o cuidado dos recursos naturais e o direito do “ben viver” dos seres humanos, com respeito à suas identidades. Sua visão interadora corrobora uma prática que busca a harmonia dos humanos entre si, e com a natureza, no exercício de uma genuína interculturalidade integradoura.

Assim também reconhecemos seu compromisso com a integração latinoamericana, sua ação não-violenta na defesa dos direitos humanos em sua integridade e a defesa e a preservação da Mãe Terra.

Es para nosotros un ejemplo de resistencia, de sabiduría y de dignidad para la humanidad toda.
Por sua trajetória e os valores que representa, de sabedoria e dignidde para toda a humanidade.
Na certeza de sermos ouvidos por este Comitê, os saudamos com nossa maior deferência.

Local, data e assinatura

Adesão Particular:

Nome completo,número de documento, profissão ou atividade que desenvolve, lugar de procedencia:

Adesão Institucional:

Nome da Instituição nome do representante legal, número de documento de
indentidade.Lugar de procedencia.